Ideias Errôneas sobre Santificação

Estudo nº 404


Texto: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23).

Introdução: Tentar conseguir favores e graças divinos pelo esforço próprio é uma tendência humana antiga, apesar do ensino bíblico de que isto é impossível. O que as pessoas têm tentado?

1. Erradicação.
a. Sabemos, à luz da Palavra de Deus (Rm 6.6-11; Gl 2.19, 20; Jo 12.32; 2 Co 5.14 e outros textos similares), que o nosso velho homem morreu com Cristo.
b. Todavia, a nossa experiência como cristãos, ainda que haja aqueles que não pensam assim, nos ensina, bem como a Palavra de Deus, que o pecado nos assedia (Mt 26.41; 1 Jo 5.18; Rm 7.15-24). Estas e outras passagens mostram a luta, o conflito que se trava na vida do crente. Veja também 1 Jo 1.8. “Se a erradicação da natureza pecaminosa se consumasse, não haveria a morte física, pois esta é o resultado dessa natureza” (Lewis Sperry chafer; Rm 5.12-21). Os que houvessem experimentado essa extirpação necessariamente gerariam filhos sem a natureza pecaminosa.
c. Mesmo que fosse realidade essa extirpação, ainda haveria o conflito com o mundo, a carne e o diabo, pois a extirpação desses males é obviamente anti-bíblico e não está incluída na própria teoria;
d. Não é nosso propósito polemizar, muito menos incentivar alguém ao pecado. Cremos na eficácia da morte de Jesus na cruz para nossa justificação e santificação, o que nos leva a ficarmos com uma vida santa, no entanto cremos que ainda estamos sendo santificados, o processo ainda não terminou.

2. Legalismo.
a. Consiste na observância de regras e regulamentos. Isto nos lembra os Gálatas, de quem Paulo diz que estavam rindo da graça (Gl 5.4). Paulo os chamou de insensatos (3.1); ele chegou a afirmar que estavam passando da graça de Cristo para outro evangelho (1.6).
b. Em Rm 6, Paulo esclarece que a lei não santifica. “Se o ser humano quiser ser salvo do pecado, terá de ser por um poder à parte de si mesmo. A pessoa que percebe não estar à altura do ideal divino, não pode elevar-se em um esforço por alcançá-lo. Sobre ela deve operar uma força à parte dela mesma; essa força é o poder do Espírito Santo”.
c. Infelizmente há muitos que ensinam que a santificação é o resultado no nosso legalismo. Hoje há muitos que pregam regras humanas, hábitos e costumes como meios para santificação. Assim eram os fariseus nos dias de Jesus; que Deus nos livre desse espírito de religiosidade e legalismo.

3. Ascetismo.
a. “É a tentativa de subjugar a carne e alcançar a santificação por meio de privações e sofrimentos, é o método que seguem alguns católicos e hindus”.
b. Isto parece estar baseado na antiga crença pagã de que toda a matéria, incluindo o corpo, é má. O corpo, por conseguinte, é uma trava ao espírito, e, quanto mais for castigado e subjugado, mais depressa se libertará o espírito.
c. Isto é contrario ao ensino das Escrituras, que afirmam que Deus criou tudo muito bom. O que deve ser subjugado são os impulsos pecaminosos da alma, e não o corpo.
d. Ascetismos é uma tentativa de matar o “eu”, mas o “eu” não pode vencer o “eu”. Essa é a obra do Espírito Santo.
e. Há dois termos aqui para serem lembrados: mutilar e mortificar. Não queremos mutilar o corpo, mas mortificá-lo. O que fazer então com o corpo? (Rm 6.19; 12.1; 1 Co 3.16). Nosso corpo pode e deve ser para a glória de Deus. Tudo para ele (Sl 103.1)

Conclusão: A santificação acontece somente pela graça de Deus operando eficazmente em nós, pelo poder do Espírito Santo, e por nos colocarmos nas mãos de Cristo a cada dia.

Messias Anacleto Rosa
Read more »
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati

Família de Excelência


Família de Excelência Conhecendo o Sacerdócio.

Temos uma missão: fazer de nossa Família um modelo, um termômetro para que todos vejam o equilíbrio e a saúde desse relacionamento. Para isso precisamos fechar todas as brechas de modo que Satanás não encontre oportunidade de ferir, macular ou traumatizar o processo de avanço na Família.

Vivemos um tempo onde a Educação está mal-educada e a Saúde enferma, só que nossa família viverá de acordo com os padrões de Deus.

A excelência da sua família começa em você. Você é o motivo da excelência em sua família.

Como sacerdote ou sacerdotisa teremos o padrão de excelência que mudará toda nossa família, e ela começará a viver um novo momento a partir de nós.

Deus está reescrevendo a história da sua família e toda a sua casa conhecerá o Senhor Deus, o Todo-poderoso, porque você é um sacerdote.

O Sacerdote é uma autoridade espiritual com legalidade pára cuidar de um grupo específico. Cada marido é um sacerdote, cada esposa é uma sacerdotisa que tem autoridade espiritual para cuidar de um grupo chamado família.

No livro de Timóteo Paulo o ensina a cuidar em primeiro lugar da sua casa, exortando-o a uma responsabilidade familiar, pois o sacerdócio de autoridade só pode ser reconhecido se a esposa estiver recebendo a cobertura.

Existem maridos que fazem tudo para todos, menos para a família. Um exemplo trocam a lâmpada do escritório, ou de qualquer outro lugar, mas não trocam a lâmpada de casa que está queimada a meses. E ainda brigam com a mulher reclamando porque que ela ainda não providenciou a troca.

Então somos bonzinhos para com os outros, amáveis com todo mundo. Só que o treino do nosso amor, não é pára o externo, é para o interno. Essa amabilidade toda que nós temos ela é verdadeira, só que Satanás roubou e ofuscou para que não declaremos isso em casa, e assim não apliquemos no lar.

Aí somos amáveis na faculdade, no trabalho, em lugares que são da nossa sociedade, do nosso ambiente de freqüência, mas quando se trata de casa há uma rispidez.

As pessoas são resultado de um ambiente e nós sacerdotes somos responsáveis pelo ambiente que vivemos, porque temos hábitos adquiridos e que não nascemos com ele.

Existem pessoas que se acostumaram a viver presas em aquário. Porque viver no aquário é fácil, tem o alimento básico, o mesmo paisagismo, não tem nenhum perigo, porém quem nasceu para oceano, não vive em aquário e a nossa família vai sair do aquário e entrar no oceano e terá grandes vitórias e crescerá em todas as áreas que o Senhor quer que ela cresça, porque Deus mudará a história da nossa família, mudando o hábito do sacerdote e da sacerdotisa.

Uma aliança feita com o Senhor tem o respaldo e legalidade sacerdotal e tanto o sacerdote como a sacerdotisa tem autoridade dentro da casa de fazer declarações para atraírem a glória de Deus.

No hebraico telhado significa céus, portanto cada cobertura sobre nossa cabeça é um céu que repousa sobre nós. Então algo precisa ser bem esclarecido sobre os céus de nossa casa: o que proclamamos sob ele, pois o nível de vida que vamos viver depende do que é liberado nos céus de nossa casa, porque existe uma legalidade sacerdotal.

Muitos casamentos não tem dado certo e estão em crise mediante o que os cônjuges estão profetizando. Deus não quer que tenhamos fé apenas na teoria e na prática a neguemos.

Nossas atitudes vão abrindo caminhos e estradas, pois se Deus abriu caminho no mar que dirá na terra.

Precisamos ter cuidado com o que falamos dentro de casa e até mesmo com o que oramos, precisamos ser como Davi, que antes de apresentar os problemas a Deus, abria antes as portas para a adoração. Não podemos esquecer que Deus é o Senhor Todo-poderoso e que independente do que pensamos Ele faz tudo como Lhe agrada, tem tudo nas Suas mãos e no Seu controle e irá cuidar de nós.

Como sacerdotes precisamos ter cuidado com o que falamos e onde falamos para não contaminarmos os céus de nossa casa, igreja ou célula.

Se quisermos escrevemos nos céus de Deus uma nova história em nossa família, pois a função do sacerdote é descobrir a santidade que está em Deus, que mesmo em meio às guerras, nos ensina que a santidade está selada em nós independentemente do problema ou conflito que estejamos atravessando.

Nossa posição deve ser apagar tudo que já escrevemos e ao chegarmos em casa declararmos novas escrituras sob os céus do nosso lar, porque um Serafim tocará nossos lábios como tocou o de Isaías para que ele proclamasse dia e noite santidade. Porque só escreveremos coisas novas quando a unção de santidade tocar em nossa boca, caso contrário poderemos perverter toda estrutura, plano, projeto que o Senhor já montou para mudar a história da nossa casa. O sacerdote precisa levar na boca palavras liberadas pelo altar de Deus: palavras de justiça e de verdade, aí haverá uma nova proclamação.

O Senhor nos dará boca de louvor e O seguiremos em toda a Sua plenitude.

O sacerdote é aquele que tem autoridade legal para ministrar sobre o povo. O marido e a esposa são autoridades um sobre o outro e Deus quer por intermédio do casal limpar os céus da sua casa, basta apenas estar disponíveis para o milagre, porque se os céus da sua casa estiverem limpos, Deus já conquistou um universo e essa bênção vai repousar sobre sua Família.

MIR
Read more »
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati