Mansidão

Série: Unidade & Maturidade.


A unidade da Igreja começa com profundas mudanças em um coração disposto.
A Bíblia contém muitas promessas para os mansos. Neste estudo, citaremos algumas delas, como:  Os mansos herdarão a terra (Mateus 5:5).
. Mansidão é condição para ter paz de espírito. Muitas pessoas reclamam não ter paz, mas um dos pré-requisitos ara ter paz é buscar um caráter de mansidão (Salmo 37:11).
. Quem tem mansidão tem o Fruto do Espírito. Alguém que alcança a mansidão é porque tem o Fruto do Espírito em sua vida (Gálatas 5:22).
. Através da mansidão, conseguimos suportar-nos em amor, e guardamos a unidade do Espírito no Corpo (Efésios 4:1,2).

. Uma pessoa mansa recebe a palavra com muito mais qualidade do que alguém enraivecido. Ela vive mergulhada na palavra de Deus (Tiago 1:21).
Talvez um dos textos bíblicos mais conhecidos por falar em mansidão é o Sermão da Montanha (Mateus 5). Jesus atraiu multidões e ali trouxe muitos ensinamentos sobre o povo, dentre eles, ensinou sobre mansidão. Jesus Se comunicava com as pessoas com amor e mansidão. Ele sabia como passar a Boa Notícia do Reino de Deus.

A palavra mansidão transmite o sentido de brandura, ternura. Uma pessoa mansa transmite paz e segurança, porque venceu a agitação do dia a dia, é uma pessoa que venceu a ira.
Se desejamos viver em unidade na Igreja, na família e atrair multidões com uma palavra diferenciada precisamos aprender com Jesus a vencer todo sentimento contrário.
Ser uma pessoa mansa vai além de ter apenas uma qualidade natural. Isso é tão verdade que mansidão está incluída no Fruto do Espírito Santo. Se você almeja ser manso, deve entender que mansidão precisa de um cultivo espiritual, que sempre leva à harmonia e não à discórdia.

Vamos começar refletindo sobre:  O que não é mansidão?

Morosidade 
Mansidão não está ligada a ser moroso, não ter iniciativa, aceitar tudo do jeito que está para não se irar.
Timidez
Não podemos crer que uma pessoa mansa é o mesmo que uma pessoa tímida, porque os tímidos não conquistam, pelo contrário, são os primeiros na fila dos que vão para o inferno.
Frieza
Uma pessoa mansa não é alguém frio e calculista, mas é aquela que mesmo calada, analisa o que está acontecendo de errado ao seu redor e consegue reverter o quadro, porque não age na impulsividade das emoções. Sabe tomar decisões precisas.
Tolice
Quem é manso possui o espírito de sabedoria. Portanto, uma pessoa mansa não é o mesmo que alguém tolo. Não confunda as coisas. A mansidão é resultante da verdadeira humildade. Como já citamos, a mansidão de Gálatas 5:22 é contextualizada dentro do Fruto do Espírito, é considerada uma virtude, uma das grandes qualidades espirituais.
Para alcançar a mansidão, é necessário despojar-se de:
- Impureza e acúmulo de maldade - Tiago 1:21.
Ira - Efésios 4:26
Maledicência - Colossenses 3:8,10
Inveja e espírito faccioso – Tiago 3:16

Jesus, maior exemplo de mansidão
Jesus convidou a todos para virem a Ele, pois Ele é manso e humilde de coração. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:28,29).
O mais tremendo do convite de Jesus foi que Ele não convidou os fortes, porém os cansados e oprimidos. Por Jesus ser manso e humilde, pode assegurar o descanso para a nossa alma.
Aprenda a descansar em Deus. Para quê tanta agitação e inquietude que não a levam a nada? Busque a mansidão. Entregue-se a Ele completamente se você está cansado e sobrecarregado. É Ele quem vai aliviá-lo. Só Ele tem este poder e esta autoridade.
Veja que promessa maravilhosa que alcança os que decidem pela mansidão. A Bíblia diz que o Senhor ouve os desejos dos mansos e Ele mesmo dá conforto ao coração. “Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;” (Salmo 10:17)
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati

Leave a comment