Dominando A SERPENTE o maior inimigo da honra



Lição 1

Adaptado do Livro “Honra, a espada do Eterno que degola a Serpente”
Autor: Apóstolo Renê Terra Nova.
Texto: Gn.3:1-7
*Para você entender melhor: toda a vez que mencionar a palavra serpente está se referindo a Satanás.
Introdução:
Mudar a mentalidade do povo não é fácil.
A honra só é possível se houver uma mudança de mentalidade. Essa mudança de mente nos tira da mentalidade carnal para uma mentalidade espiritual. Esse mundo desconhece a rota da honra porque sua mentalidade está envelhecida. Isto é, corrompida pelo pecado.
Mude sua mente e você mudará suas atitudes! Quem muda sua mente, muda seu destino/futuro.
VIVEMOS NUM MUNDO CHEIO DE MARCAS DA DESONRA

As marcas da desonra:
A desonra nos marcou e tem nos acompanhado por muitos anos. Ainda precisamos ser muito curados e libertos para viver o princípio da honra.
Domine a serpente se não ela domina você. Aquilo que você não governa, pode governar você.
As marcas da desonra estão claras
1º. Na escravidão do pecado,
2º. Dos sentimentos
3º. E desejos contrários a vontade de Deus.
Vemos essas marcas na rebeldia do homem, pois sabendo o que é certo ainda assim trilha por caminhos opostos ao que Deus fala.
A influência da serpente continua nos dias de hoje. Homens e mulheres anos após a conversão ainda sofrem a influência da serpente.
Quanto anos Deus investiu naquele casal?
Hoje, na igreja, muitos ainda não se deram conta que a serpente continua operando.
Houve uma conversa da serpente com a mulher.
A mulher ousou desonrar a ordem de Deus.
Ela comeu do fruto proibido.
Quando você tem vida de Deus você sabe discernir de quem é a voz que está falando.
Jesus sabia discernir a voz de Deus e a voz da serpente. Quando Pedro falava o Senhor sabia que era Pedro, mas quando outra voz entrou em ação com o propósito de tirá-lo do caminho da Cruz, da vontade de Deus e da sua missão, Ele repreendeu satanás. Pra trás de mim satanás. Satanás seu lugar é atrás, nunca na frente. Na frente vai o anjo da aliança. Satanás sai e Pedro fica. Aleluia! Ex. (Mt.16:13-21)
A voz de Deus te aproxima Dele, a voz da serpente te distancia do Senhor.
A voz humana pode nos distanciar de Deus e nos aproximar da serpente.
Qual é a voz que estamos ouvindo? A voz que nos põe na rota da santidade, fidelidade, fé, ou outra voz.
Aquela que nos ergue, levanta ou nos derruba e afasta da benção e quebra princípios.
Não espere que alguém ferido vai ter direção de Deus na sua vida. A voz de um coração ferido não ouve a voz de Jesus.
"O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (Lc.6:45)
As vezes estamos desmotivados e tem pessoas que chegam perto de nós com a finalidade de destruir nossa vida espiritual.
Muitos estão estagnados e parados por estarem contaminados com palavras erradas.
Quem ouve vozes estranhas se contamina.
É preciso discernir qual voz estou ouvindo. Deus nos deu autoridade para caminhar como adulto e não como meninos.
Todas as vezes que a serpente quer nos contaminar ela coloca desejos. Cuidado com os desejos da sua alma.
Cuidado com o que você ouve.
I) COMO SABER SE ESTOU SENDO DOMINADO PELA SERPENTE?
1º. QUE VOZ VOCE ANDA OUVINDO?
Como é importante aprender a discernir a voz de Deus e a voz da Serpente, para não enveredar pela desonra e ter perdas que podem ser irreparáveis.
Não podemos esperar que alguém contaminado pela serpente ministre com clareza à Palavra de Deus.
Com certeza, ao abrir a boca, vai destilar veneno, pois a boca fala do que esta cheio o coração. “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”. (Lucas 6:45).
Por isso, há tantos líderes e discípulos envenenados. Um doente não pode socorrer outro, assim como um cego não pode guiar outro cego, pois ambos cairão na cova.
2º. O QUE TE FEZ PARAR NA CAMINHADA?
Quantos estão estagnados e outros totalmente adoecidos, paralisados em suas conquistas.
São resultados de palavras contaminadas ministradas em suas vidas, e porque não tinham condição de discernir entre o bem e o mal, corromperam-se.
Não precisamos nos contaminar. Para tanto, devemos saber discernir a que voz ouvir.
Temos de Deus o poder de dizer não a serpente, e nos apegar a Palavra de Deus. Deus concedeu ao homem o poder de dominar, vencer a serpente. Isso representa autoridade divina constituída sobre nós.
3º. Que desejos estão sendo despertados em nós
Quando a serpente usa alguém para nos contaminar, é sempre utilizando algo que nos desperte desejo; precisamos estar atentos!
Muitos estão na rota da serpente, e o pior, pensando que estão motivados para Deus e trabalhando no Reino.
Onde há ensino corrompido pela serpente, há perturbação, e a vida de Deus se distancia.
4º onde está o seu discernimento?  
A serpente é totalmente contrária ao Reino de Deus, e trabalha para impedir que os filhos tenham discernimento de espírito, a fim de que não saibam dizer não a sua voz.
Se o líder ou discípulo der ouvido a voz da serpente e se permitir serem envolvidos em soberba, orgulho, vaidade, mentiras, é porque entrou o desvio das palavras proféticas.
II) como dominar o maior inimigo da honra?

1º. AUDIÇÃO E VISÃO, PONTOS CHAVES QUE DEVEM SER BLINDADOS
A audição e a visão são pontos chaves que devem ser blindados para que a serpente não encontre nenhuma brecha em nossa vida, família, ministério, liderança.
Se mantemos nossa visão focada em Jesus, não nos desviamos para colocá-la naquilo que vai nos tirar do propósito.
Se nossos ouvidos estiverem atentos à Palavra de Deus, somos cheios de fé, e não esmorecemos diante dos ataques da serpente, antes estamos fortalecidos para vencer.
Audição – “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Tessalonicenses 5:21).
É pelo ouvido que somos contaminados.
É pelo que vemos que somos contaminados.
Dar ouvidos a serpente e colocar os olhos no fruto que ela oferece, não apenas nos contamina como nos leva a pecar e nos torna fracos na fé.
Nossa audição e nossa visão devem ser blindadas para resistirmos à serpente.
Nossa audição e visão precisam ser seletivas para não nos contaminarmos.
Visão.
A Bíblia diz que os olhos são a candeia do corpo. “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.”(Mateus 6:22).
O que fez Eva comer o fruto que a serpente mostrou a ela.
O fruto era desejável, e quando ela colocou os olhos sobre o fruto, não resistiu e comeu, dando vazão à sua carne e desobedecendo a ordem que recebera de Deus.
Examinai tudo.. Observar...Vigiai e orai...cuidado com o que você ouve e ver. Quando você ouve a voz da serpente você é contaminado para olhar o alvo errado e ser seduzido.
Preciso blindar meus ouvidos e olhos para evitar contaminação. Não adianta trazer cura para quem precisa de libertação.
Tem gente que gosta de falar mal e outros gostam de ouvir. Gostamos de ouvir o que paralisa a alma.
Quando você acordar salte da cama e profetize vitória.
Cuidado como que você vê!
A serpente precisa dos pontos de contatos para agir.
Quando ouvimos a Palavra de Deus e cremos anulamos toda ação do inimigo contra nossa vida.

2º. aprenda a Servir a Deus sem interferências
Precisamos servir a Deus sem interferências.
Se ligamos uma tv e ela tem interferência, não compreendemos o que estamos vendo e ouvindo.
Não podemos servir a Deus contaminados, antes temos que nos descontaminar na audição e na visão, só assim ficamos aptos para cumprir a missão que Jesus deixou para nós. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28:19,20).

3º. Alimente-se da Palavra de Deus
Nosso alimento diário tem que ser a Palavra de Deus.
É a Palavra que nos fortalece e nos ajudar a caminhar vencendo, dia após dia. Pelo conhecimento da Palavra somos livres da desonra.
Um líder, um discípulo que se alimenta da Palavra de Deus, não se contamina.
Alimentar-se da Palavra é mais do que ler, é meditar, é comer, é destrinchar a Palavra, descobrindo o que está escrito para nós, aprendendo que somos separados por Deus para manifestarmos o Seu poder na Terra.
Muitos não conseguem manifestar o poder de Deus, porque estão vazios de Deus.
Como Deus irá se manifestar através de alguém que não O conhece.
Na verdade, é um grande ato de desonra dizer que pertencemos a Deus, mas não nos relacionamos com Ele.
Não podemos falar de algo ou de alguém que não conhecemos.
Ir a igreja é importante, até porque a Bíblia diz que não devemos deixar de congregar como é costume de alguns, Hebreus 10:25, “Não deixando a nossa congregação, como é de costume de alguns; antes admoestando uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”, mas não é todo o alimento que precisamos para conhecer a Deus.
Ir a igreja faz parte da nossa responsabilidade como cristãos, é como se recebêssemos um norte para nossa vida espiritual, mas precisamos nos alimentar mais da Palavra. Isso implica também em ouvir louvores que cantam a Palavra, e assim por diante.
Emocionados não honram a Deus, pois estão emocionados em um momento e podem perder a emoção em outro.
Confusos também não honram a Deus, uma hora creem e em outra hora deixa de crer.
Mas os que se alimentam da Palavra de Deus tem subsídio para viver no Reino, tem estrutura para suportar qualquer situação.
Quando nos alimentamos da Palavra de Deus, firmamos na Rocha, que é Jesus, e não nos abalamos com qualquer vento forte, porque nossa casa não foi construída na areia.
Também quando nos alimentamos da Palavra, adquirimos maturidade, entendemos que no Reino há lugar para todos, e que Deus não tem filhos prediletos, mas usa cada um de nós, respeitando nossas limitações, dons, talentos, etc.
Viver alimentado da Palavra de Deus nos faz enxergar com os olhos da fé e nos apoiar no que é promessa e não no que nossos olhos veem , pois nem sempre o que vemos vai nos alimentar corretamente.
A verdade é que se queremos ser homens e mulheres de Honra, cumpridores dos princípios de Deus, precisamos nos alimentar da Palavra de Deus.

4º. Ser transformado para honrar
Nós estamos sendo transformados para honrar. A desonra abre brechas e contamina a instrução límpida, impedindo o desatar completo.
Ser transformado para honrar é aceitar o tratamento, é não fugir do confronto, é abrir-se para as novidades de Deus e se determinar a não resistir em ter que abrir mão do que já não pode mais fazer parte da nossa caminhada.
A honra não admite caminhos paralelos, nem desculpas esfarrapadas.
Deus está estabelecendo em nós a semente da honra para que possamos prosseguir caminhando e prosperando em todo o nosso caminho.

Conclusão:     Como se manter vencendor sobre a serpente?  somente pela santidade

Vários textos na palavra são contundentes em mostrar que precisamos lutar contra a serpente.
Todo líder santo vence a serpente, pois uma das formas de vencê-la é através de uma vida santa.
Hb 12:14 diz que sem santidade ninguém vera a Deus, se você é santo, tem intimidade com Deus e assim afasta a serpente do seu caminho.
Santidade, uma decisão para honrar a Deus.
Santidade é uma decisão para todos que querem honrar a Deus, desde o mais novo ao mais maduro na fé.
Ser santo é entender o principio de honra, quando Hb 12:14 diz que devemos seguir a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém vera a Deus.
O nosso testemunho de santidade faz diferença diante do mundo. Uma vida santa impacta e transforma os outros, pois exala por onde passa o bom perfume de Cristo.
Uma vida santa agrada a Deus, pois representa obediência, e, ao mesmo tempo, requer constante disciplina.
Santidade, um código de honra
Na chamada pratica do dia a dia, podemos dizer que a santidade é um código de honra, embora seja para nós, que nascemos de novo, uma realidade posicional em Cristo. Santidade é sempre um código que precisa ser mantido em nosso coração e praticado em nossa vida.
Obediência, uma condição da santidade
A obediência é uma condição exigida pela santidade. Não preciso abordar aqui o que você já ouviu tantas vezes, que a obediência não depende de concordância. Se formos esperar que nossa carne ou alma concorde com as realidades bíblicas, podemos correr um sério risco em nossa vida espiritual.
Na verdade quando se refere a nossa vida espiritual, o melhor a se fazer é se mover pela força da obediência.
Para ser santo é necessário seguir o modelo bíblico, instalar em nós os padrões bíblicos.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati

One Response to this post

  1. Lúcy Jorge on 21 de fevereiro de 2013 às 22:11

    A Paz de Cristo!

    Vim conhecer seu blog e logo de cara gostei muito do post, sua forma simples de expor o assunto e ao mesmo tempo profundo, esclarecendo com muita propriedade o tema em questão.

    Espero no meu cantinho, por isso estou deixando o link para visita:
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/
    Será uma honra tê-lo como seguidor.

    PARABÉNS PELO BLOG!!!

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. A pouco conheci o blog do irmão Araújo e as mensagens lá postadas são bem interessantes.
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/
    Acesse e confira.

Leave a comment